Nesse artigo vamos aprender como verificar se a quantidade de estoque do seu sistema está atualizada na loja virtual. Para não ter a possibilidade de venda de um produto com estoque zerado.
Esse artigo não é valido para produtos do tipo KIT.
1º Passo: Abrir gerenciador de loja virtual.
Para que o sistema possa se comunicar com a sua loja virtual ele precisa estar como gerenciador app aberto, ele vai estar dessa forma na sua área de trabalho ou acesso a nuvem.
![](https://universidade.desoft7.com.br/wp-content/uploads/2023/07/GerenciadorAtalho.png)
2º: Verifique se sua loja foi identificada.
Assim que o gerenciador é aberto ele vai buscar suas lojas no sistema para se comunicar com elas, e com isso listar as lojas encontradas.
![](https://universidade.desoft7.com.br/wp-content/uploads/2023/07/GerenciadorLoja.png)
3º: Verificar sincronização.
Se o gerenciador localizar uma ou mais lojas ele vai tentar se comunicar, isso pode levar alguns minutos. Assim que começar a comunicação o gerenciador vai marcar na tela cada operação feita, entre elas está a atualização do estoque. A tela vai ficar dessa forma:
![](https://universidade.desoft7.com.br/wp-content/uploads/2023/07/GerenciadorAtualizando.png)
4º: Verificar produto especifico.
Para conferir ser um produto está com o estoque atualizado basta conferir se ele foi postado da maneira a seguir:
![](https://universidade.desoft7.com.br/wp-content/uploads/2023/07/BotaoEcom.png)
![](https://universidade.desoft7.com.br/wp-content/uploads/2023/07/BotaoHistorico.png)
![](https://universidade.desoft7.com.br/wp-content/uploads/2023/07/RegistroHistorico.png)
Caso no histórico esteja marcando “OK” na coluna Mensagem ele foi postado sem problemas, uma vez que esteja com a linha em vermelho houve algum erro na postagem e precisa ser corrigido. Se a ultima atualização for de muitos dias atrás altere e grave o produto para gerar uma nova validação no histórico.
5º: Comparar estoques.
Com o produto postado, gerenciador aberto e comunicando, basta agora comparar o estoque do E-commerce com o do sistema.
![](https://universidade.desoft7.com.br/wp-content/uploads/2023/07/EstoqueSist.png)
![](https://universidade.desoft7.com.br/wp-content/uploads/2023/07/EstoqueEcomm-1024x320.png)
6º: Como identificar produto
Se identificar alguma diferença na quantidade de estoque, confirme se o ID e SKU do produto estão iguais no sistema e na loja virtual. No sistema podem ser conferidos no botão E-commerce do cadastro do produto.
ID – Identificador do produto principal, também conhecido como Pai
SKU – Identificador das variações de um produto principal, conhecido também como filho
Existem 2 tipos de produtos, os que tem variação e os que não possuem variação.
Os produtos sem variação vou ter apenas o campo ID.
Os produtos que tem variação vão precisar de um principal(ID) que não tem estoque, e a partir desse principal vão existir as variações(SKU) com cada uma tendo seu estoque.
Exemplo de variação(filho). Nesse exemplo o Código SKU no sistema é o ‘Código da variação’ da loja virtual
![](https://universidade.desoft7.com.br/wp-content/uploads/2023/07/FilhoComPai.png)
![](https://universidade.desoft7.com.br/wp-content/uploads/2023/07/FilhoDoPrincipal.png)
Exemplo de produto principal(pai) no e-commerce
![](https://universidade.desoft7.com.br/wp-content/uploads/2023/07/PaiSistema.png)
![](https://universidade.desoft7.com.br/wp-content/uploads/2023/07/PaiNoEcommerce-1024x318.png)