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Erros frequentes no Envio de Nf-eFaturamento / Nota FiscalDesoft7 Tecnologia
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CEST inválido – Como resolver?

Causa: Quando for emitida uma NF-e e o código CEST (Código Especificador da Substituição Tributária) estiver incorreto, diferente dos existentes na base da receita  ou branco no cadastro, será retornado  o erro “Código CEST inválido”.

Solução: Ir até o cadastro do produto do produto > Alterar(F6) > Clique na aba de Impostos > Do lado do campo do código CEST existe uma Lupa > Clique na LUPA para pesquisar o código CEST  (o sistema pesquisa com base no NCM do produto) e irá  aparecer um selecionado automaticamente, observe se a descrição bate com o seu produto, se não, é necessário pesquisar o correto e depois Salva > Volte para a tela de Nota Fiscal > Clique no Alterar(F6) > Repasse o produto para puxar o CEST atualizado do cadastro (apagando o código do produto e digitando novamente).

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CEST Inválido – Como utilizar a tela para realizar a correção?

Causa: Quando for emitida uma NF-e e o código CEST (Código Especificador da Substituição Tributária) estiver incorreto, diferente dos existentes na base da receita, será retornado  o erro “Código CEST inválido”.
 
Solução: Clique na LUPA para pesquisar o código CEST  (o sistema pesquisa com base no NCM do produto) e irá  aparecer um selecionado automaticamente, observe se a descrição bate com o seu produto, se não, é necessário pesquisar o correto e depois Salvar.
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NCM Inválido – Como utilizar a tela para realizar a correção?

Causa: Quando for emitida uma NF-e e o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) não existir na tabela de NCM publicada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, será retornado a rejeição “778 – Informado NCM inexistente”. Se caso você já emitiu nota com esse NCM e agora está apresentando rejeição, provavelmente a receita inativou esse NCM.
Solução: Verificar em alguma nota de compra recente desse produto se o NCM está diferente do seu cadastro, se sim, você pode digitar no campo e depois clicar no Gravar(F4). Caso não tenha nenhuma nota, você também pode optar por clicar na Lupa e pesquisar o NCM pela descrição do seu produto. 
 
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NCM inválido – Como resolver?

Causa: Ocorre por conta que no cadastro do produto está faltando dígito do NCM ou está em branco.

Solução: Clique para alterar a nota > Va até o cadastro do produto do produto > Alterar(F6) > Clique na aba de Impostos > preenche o NCM correto > Clique para Gravar(F4) > Volte para a tela de Nota Fiscal  e repassa o produto para puxar o NCM atualizado do cadastro (apagando o código do produto e digitando novamente).

Nesse exemplo a baixo, o NCM estava faltando o número 0 no final, mas  se caso não souber o NCM correto,  você pode verificar em alguma nota de compra recente desse produto se o NCM está diferente do seu cadastro, se sim, você pode digitar no campo . Caso não tenha nenhuma nota, você também pode optar por clicar na Lupa e pesquisar o NCM pela descrição do seu produto, selecionar e depois clicar no Salvar. 

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Destinatário com informação do endereço faltando – Como resolver?

1º Passo: Ir até o cadastro do cliente > Alterar(F6)  > Preencher as informações que estão faltando  e clique no Gravar(F4);

2º Voltar na tela de Nota fiscal e repassar o cliente para pegar as informações atualizadas do cadastro (Limpando o código e digitando novamente).

– No exemplo a baixo está faltando o número e nome da rua, porém poderia ser CEP e Cidade.

Obs: Caso trabalhe com mais de um endereço no cadastro do cliente, siga o procedimento a baixo para verificar e alterar se caso estiver faltando alguma informação:

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Nf-e de devolução de mercadoria não possui documento fiscal referenciado – Como resolver?

Se tratando de uma nota fiscal de devolução,  é obrigatório o preenchimento da chave de acesso da nota de compra, justamente para referenciar de qual nota está devendo a mercadoria.

Existe uma exceção se estiver utilizando o  CFOP 1201,1202,1410,1411,5921 ou 6921, ai não se torna obrigatório o preenchimento da chave.

Para preencher a chave, siga o procedimento a baixo:

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Duplicidade ao transmitir NF-e – Como resolver?

Motivos: Há duas causas prováveis para o erro de duplicidade ao enviar a NF-e. 

  1. A NF-e já foi enviada à SEFAZ porém o sistema não conseguiu vincular o protocolo de envio com o documento. Nesses casos a consulta de NF-e é a solução.
  2. A NF-e já foi emitida e há vinculo com outra chave de acesso, o que significa que você já emitiu uma NF-e com a numeração atual. Nesses casos é necessário realizar o procedimento de troca da numeração.

Correção 1: Para correção do erro de duplicidade na NF-e, siga o procedimento abaixo.

Se caso persistir o erro, provavelmente seria por conta do motivo 2.

Para correção 2, é necessário realizar  procedimento de troca da numeração da NF-e, siga os procedimentos indicado no artigo https://desoft7.octadesk.com/kb/article/alterar-numero-da-nfe 

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Destinatário sem inscrição estadual no cadastro ou incorreta – Como Resolver?

Solução: Clique na lupa para consultar a I.E e depois no Gravar(F4).

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Cidade sem código do IBGE ou inválido – Como resolver?

Solução: Clique na Lupa para consultar o código e depois no Gravar(F4).

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Rejeição 696: Operação com não contribuinte deve indicar operação com consumidor final – Como resolver?

Causa: Quando for emitida uma NF-e para um Destinatário, onde o Indicador de IE for igual á Não Contribuinte, e a operação não ocorrer como consumidor final, será retornado a rejeição “696 – Operação com não contribuinte deve indicar operação com consumidor final”.

Solução: Alterar a Nota fiscal e selecionar o flag “Consumidor final”.

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