Rejeição 696: Operação com não contribuinte deve indicar operação com consumidor final – Como resolver?
Causa: Quando for emitida uma NF-e para um Destinatário, onde o Indicador de IE for igual á Não Contribuinte, e a operação não ocorrer como consumidor final, será retornado a rejeição “696 – Operação com não contribuinte deve indicar operação com consumidor final”.
Solução: Alterar a Nota fiscal e selecionar o flag “Consumidor final”.
O CFOP informado nos itens, correspondem a operações de saida, ajuste o tipo do movimento para a vista ou a prazo para poder prosseguir – Como Resolver?
Causa: Nota fiscal de remessa ou outras saídas com o movimento “Devolução A Vista 51” ou “Devolução a Prazo 52”
Solução: Se tratando de uma nota fiscal de remessa ou outras saídas e não de devolução (com CFOP próprio para devolução), o seu movimento precisa ser “A vista 10” ou “A Prazo 30”.
O CFOP informado nos itens, correspondem a operações de entrada, ajuste o tipo do movimento para devolução a vista ou a prazo para poder prosseguir – Como Resolver?
Causa: Nota fiscal de devolução com o movimento “A vista 10” ou “A Prazo 30”.
Solução: Se tratando de umanota fiscal de devolução, o seu movimento precisa ser correspondente ao tipo de operação, sendo necessário alterar o movimento para “Devolução A Vista 51” ou “Devolução a Prazo 52”.
Rejeição 306: IE do destinatário não está ativa na UF – Como resolver?
Causa: Inscrição estadual do destinatário não está ativa no cadastro CCC (Cadastro centralizado de contribuintes).
Solução: Entrar em contato com o destinatário para verificar se o mesmo mudou de inscrição, se caso não mudou, vai ser necessário alterar o cadastro, deixar em branco o campo de I.E e colocar a situação “Não contribuinte”.
Rejeição 245: CNPJ Emitente não cadastrado – Como resolver?
Causa: CNPJ não está cadastrado na Sefaz.
Solução: Entrar em contato com o contador para o mesmo verificar se o CNPJ está cadastrado na sefaz, com permissão de emissão de Nf-e.
Rejeição 690: Pedido de cancelamento para NF-e com CT-e ou MDF-e – Como resolver?
Causa: Uma NF-e pode estar referenciada em diferentes CT-es ou MDF-es, nos Grupos de Documentos referenciados deste modelos. Quando uma NF-e está vinculada a um CT-e ou MDF-e, esta não poderá ser Cancelada. Caso o emitente da NF-e tente registar um Evento de Cancelamento, quando há um vinculo desta com um CT-e ou MDF-e a Sefaz retornará a rejeição “690 – Pedido de cancelamento para NF-e com CT-e ou MDF-e.
Solução: Para que a NF-e possa ser Cancelada, o emitente do CT-e ou MDF-e deve Cancelar o seu Documento Fiscal que está referenciando a NF-e. A partir do momento que o CT-e ou MDF-e forem Cancelados, a NF-e poderá também ser Cancelada.
Rejeição 221: Confirmado o recebimento da NF-e pelo destinatário – Como resolver?
Causa:
Quando o destinatário da NF-e confirmar o recebimento do documento (através do Evento de Manifestação Destinatário: Confirmação da Operação) e o emitente realizar o registro de um Evento de Cancelamento, este será rejeitado pelo motivo “221 – Confirmado o recebimento da NF-e pelo destinatário.
Solução:
Deve-se entrar em contato com o Destinatário da NF-e e solicitar que registre outro Evento de Manifestação, Operação não Realizada ou Desconhecimento da Operação sobre a NF-e que ele Confirmou e que você deseja Cancelar. Com qualquer um desses eventos homologados após a Confirmação da Operação, a NF-e poderá ser Cancelada.
Novidades
Aguarde novidades!
Infelizmente não tivemos grandes mudanças nessas ultimas versões… Mas fique atento pois em breve traremos novidade! Enquanto isso aproveite para dar uma olhada em nosso treinamento ou nas dúvidas mais frequentes a respeito desse módulo.