Nesse artigo vamos aprender como fazer o controle de convênios no sistema.
1ºPasso: Entre em um cadastro de pessoa que vai ser responsável pelo convênio e na guia ‘Dependente’ vincule as pessoas que vão poder utilizar o convênio.
2º: Para cadastrar o convênio é preciso acessar o seguinte caminho:
3º: Com a tela aberta inclua um convênio e preencher as informações conforme o desejado.
Titular: Pessoa que vai estar vinculada a venda e responsável pelos dependentes.
Forma de pagamento: Forma que vai aparecer no financeiro quando for utilizado o convênio.
Valor Mensal: Valor que os dependentes vão ter disponível.
Dia Vencimento Contrato: Dia do mês que vai encerrar conveio e iniciar o próximo.
Quantidade de dias após o vencimento do contrato para gerar o vencimento da conta: Dias após o encerramento do convênio para o vencimento do contas.
4º: Na venda coloque o responsável como cliente, se estiver fazendo a venda pelo PDV será solicitado o dependentes, se estiver fazendo a venda pelo sistema gerencial é preciso selecionar o dependente no botão ‘Pessoas’. Vale destacar que, se a venda for para o próprio titular, basta colocar ele novamente no PDV ou não preencher o dependente no sistema gerencial.
No momento em que vincular o dependente o sistema vai avisar o quanto ele tem de saldo, com isso, caso tenha já utilizado alguma parte do saldo a mensagem vai informar também o valor já utilizado.
5º: Ao finalizar a venda use a forma de pagamento ‘convênio’ com o saldo disponível.
6º: A venda vai gerar um contas no nome do responsável com a forma de pagamento inserida no cadastro de convênio.
7º: Gere um relatório que informe quanto cada dependente consumiu, que possa ser passado ao titular do convênio ao fim do mês, siga o caminho Financeiro > Rel. de Recebimentos > Rel. Contas a Receber.