Nesse artigo iremos aprender como lançar uma conta manualmente, para casos onde você deseje lançar um crédito em aberto para o seu cliente ou pagamento de fornecedor por exemplo.
1º Passo: Para incluir uma conta precisa abrir a tela de contas do sistema, seguindo esse caminho abaixo:
2º Clique no botão “Incluir” no canto superior esquerdo da tela:
Depois de fazer a inclusão vai abrir essa tela para ser preenchida:
Há diversos campos, nem todos são obrigatórios, apenas os que tem * no nome. O restante podo ser preenchido para controle informativo conforme a necessidade.
A seguir foi feito um exemplo de preenchimento para representar um conta que de pagamento de um fornecedor, que vai ficar em aberto como crediário para ser baixado posteriormente.
O que vai mudar para outros casos no geral seria o plano de contas, que vai ser selecionado de acordo com a razão do lançamento, o valor de fatura que deve ser replicado no valor de conta, forma de pagamento, data de vencimento e caixa de origem que representa onde ele foi criado.
Após ter feito o preenchimento basta clicar em gravar.